top of page
Buscar
  • vilarongaandrea

Bodega El Enemigo de Alejandro Vigil

Fomos convidados a provar o menu de 3 passos harmonizado com os melhores vinhos da bodega que é a linha Gran Enemigo e aqui compartilhamos com você como foi essa maravilhosa experiência!


A Bodega


A bodega foi construída no mesmo terreno da casa do Alejandro Vigil que é engenheiro agronômo e enólogo da Catena Zapata.


Este projeto surgiu através de muitas conversas com Adrianna, a filha mais nova de Nicolás Catena e sócia deste projeto. Trabalham mais com a casta Cabernet Franc, se bem plantam Malbec e outras variedades. O conceito é elaborar vinhos como era feito antigamente.


Os rótulos dos vinhos são criações da Adrianna Catena. A Divina Comédia é o texto inspirador com seus céus e infernos”.


Como tudo é inspirado no texto, a adega subterrânea se chama inferno, depois passamos pelo setor do purgatório onde estão guardadas as verdadeiras jóias que serão futuramente engarrafadas e finalmente chegamos no paraíso que é a cozinha onde preparam o melhor da gastronomia regional.


Tudo o que provamos no almoço é orgânico e plantado no sítio. Os doces são feitos com frutas da estação e os queijos são de produtores da região.


Depois de conhecer um pouco sobre a bodega, vou contar a minha experiência de enoturismo.


Quando conheci a Casa Vigil, ela ainda estava em construção e não havia propaganda dela, então, nós profissionais do enoturismo de Mendoza, ficamos sabendo desse novo empreendimento através dos colegas do setor e fomos visitar.


Quando fuimos a primeira vez tinha apenas alguns tanques, um salão para o almoço e a adega subterrânia que hoje é chamada de inferno de Dante ainda estava sendo construída.


O empreendimento está localizado na região de Maipú, que é uma das regiões mais antigas da viticultura mendocina. Esta região foi habitada por imigrantes italianos e ainda podemos ver em algumas bodegas com oliveiras entre vinhedos, pois os italianos achavam que se um ano não tivessem boa colheita de uva, podiam se manter com a produção de azeitonas e azeite de oliva.


A Visita


A guia nos recebe no jardim de entrada e nos leva para o vinhedo nos explicando as diferentes variedades de uvas cultivadas, depois vamos conhecer a Calicata que é um poço que se cava para saber o tipo de solo do vinhedo e assim analisar o terroir e que vinhos teremos desta região. Logo após seguimos para a parte de tanques e a famosa adega subterrânea que se chama inferno e ali escutar a história que inspirou a decoração da vinícola.


Saindo da adega, somos guiados para o restaurante e ali começa o paraíso……


No verão e inverno o almoço é servido nos salões fechados e na primavera e outono podemos açmoçar entre as oliveiras nos jardins.


Setados à mesa, nos atende um sommelier para apresentar os vinhos que serão degustados e nos falar um pouco sobre a harmonização.


Em seguida um garçom nos consulta sobre os pratos e o ponto da carne. Aqui o costume é degustar uma boa carne aregnetina no ponto mal passado, pois o corte é grande e se cozinha demais fica ressacado e dificil de comer, perdendo também o sabor.


Os pratos:


São 3 opções de cada passo que podem ser escolhidos no momento

De entrada eu escolhi a tradicicional empanada frita recheada de ossobuco com molho caseiro e azeitonas pretas.


Minha amiga que me acompanhava nesta dura jornada rsrs…escolheu Lingua marinada em vinagre de cidra com emulsão de mostarda.


O vinho recomendado para esta harmonização foi o Gran Enemigo Blend de vinhedos de 1470 msnm que estão localizados em Gualtallary, Tupungato no Valle de Uco a 100km da cidade de Mendoza.


Mas como eu tenho uma verdadeira paixão pelo Chardonnay El Enemigo, mudei a minha primeira harmonização.


O segundo passo eu escolhi Bondiola defumado (carne de porco) chutney de frutos e cremoso de bata doce na brasa e a minha amiga Ravioli de cabra breseado, limões curados e molho fileto de tomate assado.


A harmonização sugerida para estes pratos foi o Gran Enemigo Agrelo 85% cabernet franc e 15% malbec de vinhedos que estão a 930 msnm na região de Agrelo em Luján de Cuyo.


Desta vez eu mantive a sugestão e foi incrível a combinação!

Para brincar ainda mais com a harmonização, provamos este maravilhoso vinho Teho Grand Cru Malbec 2014 ao estilo francês. Uma verdadeira jóia que pode ser comprado na vinoteca da bodega.

Também fomos convidados a provar um dos pratos principais que foi uma Costela de Vitela cozida por 12 horas a uma temperatura de 80°C que acompanha abóbora assada, tomates cerejas da horta e pesto genovês.


A carne podia ser cortada com colher de tão macia que estava! Muito saborosa e as verduras tinham um sabor especial.


Mesmo já não podendo seguir comendo, não podiamos dizer não para este manjar dos deuses rs.


Realmente incrível esta segunda experiência!


Após este passo, nos perguntaram qual seria a sobremesa escolhida e as nossas escolhas foram:


Sopa de chocolate morno com espeto de morangos e minha amiga Curd de lima limão com massa crocante de merengue


A harmonização foi recomendada com o Gran Enemigo Gualtallary 85% cabernet franc e 15% malbec. Vinhedos de 1470msnm no Valle de Uco, mas eu inquieta pedi para harmonizar a minha sobremesa com o espumante Lo Sance extra brut. Sauce é o sobrenome da esposa do Alejandro Vigil e eu não podia perder a oportunidade de provar este belo espumante. A harmonização foi perfeita!



Depois desta incrível experiência fomos passear pelos vinhedos da bodega e nos divertimos tentando tirar algumas selfies e fotografar o lugar


Chegamos na bodega às 13hs e fomos embora às 18hs rsrs…..


Por isso sempre digo aos meus clientes…Aproveitem ao máximo este momento, o almoço harmonizado é algo que não podemos fazer com pressa. Desfrutem da paisagem e da gastronomia local, afinal não é sempre que podemos almoçar entre vinhedos!




Agradeços esses momento a Lilia Sance que nos convidou e que sempre nos atende com muita simpatia e competência e também a Alejandro Vigil que mesmo sendo um dos enólogos mais prestigiados da Argentina, nos recebe em sua casa com simplicidade e faz questão de que todos tenham aqui uma ótima experiência enogastronômica . Por mais pessoas e lugares assim no mundo do vinho!















Viva essa experiência com a Oceano Tinto!


Salud!


Andrea Vilaronga

Assessora de Vinhos e Sommelier.


Fotos arquivo: Oceano Tinto




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page