top of page
Buscar
  • vilarongaandrea

Bodega Familia Cassone

Estivemos nesta preciosa bodega para degustar os vinhos elaborados com castas da região de Luján de Cuyo. Aqui compartilhamos com você a nossa experiência!


A Bodega


A história começa lá no final do século XIX onde Celestino Cassone, natural de Castelletto Merli, uma região do Piemonte, na Itália, emigrou para a Argentina com sua família.


Na década de 1950 seu filho Roberto adquiriu vinhedos em Algarrobo Grande, Junín, Mendoza e começou a produzir vinhos em sua vinícola El Trébol. Roberto passou para seu filho Eduardo o amor e respeito pela terra e pelas vinhas. Em 1999, Eduardo Cassone, acompanhado por seus filhos, construiu uma nova adega de estilo tradicional de Mendoza, em Mayor Drummond, Luján de Cuyo, onde parte de seus vinhedos estão localizados, no que é conhecido como primeira região, para produzir vinhos de alta qualidade.


A adega produz diferentes estilos de vinhos diferenciados pelos vinhedos que dão origem às uvas que os produzem. (fonte: site https://familiacassonewines.com/)



A Visita


Na entrada encontramos um cartaz com o nome Finca La Florencia (finca significa sitio em português) e a bodega se chama Familia Cassone. Os vinhos da linha jovem se chama Finca La Florencia, que são mais leves e frutados, mas primeiro vamos falar sobre a bodega.


Na chegada percorremos um caminho de terra rodeado de vinhedos e nesta época (fevereiro) as videiras estão cheias de uvas e folhas e a paisagem fala por si só.


Também encontramos pelo caminho muitas oliveiras que na degustação vamos provar o azeite de oliva produzido por eles.




Ao chegar na vinícola, encontramos alguns engradados de garrafas novas que serão utilizadas para a próxima linha de produção e caixas prontas para exportação. Tomara que seja para o Brasil!!!!


A degustação na Bodega Familia Cassone é aquela que queremos que dure uma eternidade……


A Recepção


Fomos recebidos pelo Federico Cassone que é proprietário, enólogo e tem verdadeira paixão pela viticultura.


Ele nos levou até os vinhedos onde buscamos uma sombra debaixo de uma oliveira, pois o sol estava forte e a sensação térmica neste dia era de 36 graus..mínimo..rsrs e ali nos contou a história de como tudo começou e explicou todos os terroirs da região e dos seus vinhos.


Falamos sobre o clima e da expectativa da colheita deste ano (2019) que por sinal é muito boa!


Depois desta verdadeira aula de terroir, fomos para o interior da bodega e lá seguimos com a explicação de cada vinho a ser degustado.


Os vinhos degustados foram:



Finca La Florencia Torrontés 2015

Obra Prima Cabernet Sauvignon Rosé 2017

Finca La Florencia Malbec 2017

Obra Prima Cabernet Sauvignon Reserva 2016

Obra Prima Coleccion Malbec Gran Reserva 2014


E o azeite de oliva extra virgem Dominga que é elaborado com três diferentes variedades de azeitonas: Arauco, Manzanilla e Frantoio.


O primeiro vinho Finca La Florencia Torrontés 2015 é um vinho 100% varietal, ou seja, não há corte com outro tipo de uva. A procedência desta variedade é de Valle de Famantina, La Rioja a 1000msns na Argentina. Tem 13,5% de álcool. Notas de degustação: A vista é um vinho com cor amarelo suave e brilhante. Os aromas a frutas tropicais e floral são delicados e ao mesmo tempo intenso e na boca sentimos frescor, delicado com final persitente. Eu me apaixonei por este vinho!!!! É o vinho para o nosso verão..


O segundo foi o Obra Prima Cabernet Sauvignon Rosé 2017 que é um vinho rosé 100% cabernet sauvignon com 13,5% de álcool. É fresco e potente na boca. A vista é um vinho de cor rosa salmão e brilhante. Quando falamos de um vinho brilhante, queremos dizer que é um vinho limpo, filtrado, sem residuos de elaboração. Na boca se apresenta fresco com acidez equilibrada e final persitente. Este vinho tem 87 pontos no Descorchados 2015.


O terceiro Finca La Florencia Malbec 2017. 100% malbec de Luján de Cuyo, 14% de álcool, 6 meses de barricas francesas e americanas tem intenso aroma a frutas vermelhas e sutil notal de pimenta do reino. A vista temos cor violeta intenso. Na boca taninos suaves e maduros com final prolongado. Os 6 meses de carvalho dão estrutura e complexidade a este maravilhoso vinho!


O quarto foi Obra Prima Cabernet Sauvignon Reserva 2016. 100% Cab Sauvignon, 14% de álcool e 12 meses de barricas novas de carvalho francês. Imaginem o mel que é esse vinho!! Maravilhoso!!! A vista temos cor rubi escuro. Aromas especiados, frutas secas e frutas negras. Na boca é elegante, intenso, equilibrado e encorpado. Uma verdadeira jóia para desfrutar com muita tranquilidade porque depois de servido ele evolui na taça e os aromas se intensificam!


O quinto e o último, Obra Prima Coleccion Malbec Gran Reserva 2014 é o grande vinho premiado no Descorchados de 2008, 2011 e 2013!!! É um blend de 85% Malbec, 10% Cabernet Sauvignon, 5% Merlot com 14% de álcool, 18 meses em barricas novas de carvalho francês. É um vinho elaborado com a seleção das melhores uvas da bodega. De cor rubi intenso, concentrado e bastante estruturado. Na boca notas sutis a frutas vermelhas, mel, tostadas, tabaco, chocolate com final persitente. Uma verdadeira jóia mendocina!!!


Esta degustação foi acompanhada com azeite de oliva extra virgem Dominga que é um blend das azeitonas Arauco, Frantoio e Manzanilla e pão caseiro feito pela familia.



Queremos agradecer a hospitalidade e esta incrível oportunidade de provar estes maravilhosos vinhos de Mendoza.


Federico Cassone, muito obrigada por nos receber, compartilhar conosco a sua história, experiência e os seus melhores vinhos…que são todos!! rsrs


Você também pode ter esta experiência com a Oceano Tinto. Para mais informações: info@oceanotinto.com


Os vinhos da Bodega Cassone podem ser comprados aqui no Brasil pelo site http://loja.familiacassone.com.br/


Viva essa experiência com a Oceano Tinto!


Salud!


Andrea Vilaronga

Assessora de Vinhos e Sommelier.


Fotos arquivo: Oceano Tinto




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page